Atividade 5: Educação a Distância
Conceito 1:
Definição
EaD é a sigla para Ensino a Distância, que é uma modalidade que
permite que o aluno não esteja presente nas aulas, e ele aprende as
matérias através de outras ferramentas importantes.
O EaD
possibilita que o aluno crie seu próprio horário para estudar,
geralmente as aulas são vistas pela internet, e o aluno apenas comparece
a instituição de ensino para realizar provas e trabalho. Nessa
modalidade, não existe tanto um relacionamento com os professores, o que
pode ser prejudicial ou não, depende do tipo de aluno. O aluno
acompanha a matéria através de mídias como televisão, vídeo, CD-ROM,
telefone celular, iPod, notebook e etc.
Na educação a distância, o
aluno tem a capacidade de gerenciar seu próprio aprendizado, ele possui
uma grande autonomia para estudar e “assistir” as aulas quando ele
realmente quiser e tiver vontade. Esse tipo de ensino tem se tornado
cada vez mais comum, em especial no ensino superior, onde muitas vezes
possuem o curso inteiro, ou apenas algumas disciplinas a distância.
A
modalidade EaD existe desde o século XIX., e ela surgiu com a
necessidade de muitas pessoas que gostariam de freqüentar ensino médio e
superior, porém não tinham como estar presente nas aulas sempre, pois
possuem diversos compromissos.
Pesquisado no endereço: http://www.significados.com.br/ead/
Boa Vista 21 jun. 2013
Conceito 2:
Definição de EaD (Ensino a Distância)
A Educação à Distância
é uma modalidade de ensino que tem sido utilizada a fim de ampliar as
possibilidades de acesso ao conhecimento. A aplicação da EAD
proporciona, em grande escala, a formação continuada de profissionais
das mais variadas áreas, tendo como uma de suas características a
separação física entre professor e aluno. Nesta modalidade de ensino, a
interação pode ser mediada também através de tecnologias de informação e
comunicação, gerando um cenário de oportunidades e desafios para as
instituições de ensino superior. O uso das tecnologias de informação e
comunicação pode ser visto como uma estratégia de ampliação das
possibilidades de acesso à educação, além de uma alternativa para a
socialização dos conhecimentos a um maior número de pessoas.
A EAD tem sido considerada uma das mais importantes ferramentas de
difusão do conhecimento e de democratização da informação, propiciando
aos alunos uma diversidade de recursos humanos e tecnológicos e podendo
vir a colaborar de maneira bastante eficaz na formação continuada e na
preparação de profissionais para atuar no mercado mundial.
A EAD é um recurso de
grande importância como modo apropriado para atender a grandes
contingentes de alunos de forma mais efetiva que outras modalidades e
sem riscos de reduzir a qualidade dos serviços oferecidos em decorrência
da ampliação da clientela atendida.
Moran (2002) define a
EAD como um processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologias,
onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.
Porém, Litwin (op.
cit. In [FIUZA e MARTINS, 2002]) destaca que a EAD não mais se
caracteriza pela distância, uma vez que a virtualidade permite encontros
cada vez mais efetivos que possibilitam de fato a educação. Para a
autora, o traço que distingue esta modalidade é a mediatização das
relações entre docentes e alunos.
A escolha da
modalidade EAD, como meio de propiciar às instituições educacionais
condições para atender às novas demandas por ensino e treinamento ágil, e
qualitativamente superior, baseiam-se na compreensão de que, a EAD
distingui-se como uma modalidade não convencional de educação, capaz de
atender com grande perspectiva de eficiência, eficácia e qualidade aos
anseios de universalização do ensino e também, como meio apropriado à
permanente atualização dos conhecimentos gerados pela ciência e cultura
humana.
O Decreto nº
2.494/1998, que regulamenta o Artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases
(Lei nº 9.394/1996), define EAD como "uma forma de ensino que
possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos
sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de
informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos
diversos meios de comunicação".(CAMPOS, 2002)
Pode-se classificar as
experiências em EAD em três tipos, de acordo com a finalidade de cada
curso: (i) educação formal, (ii) educação não formal e (iii) transmissão
para o desenvolvimento. A educação formal se caracteriza por cursos que
visam a uma graduação oficialmente reconhecida e que enfatizam o
conhecimento profissional e universal ao invés de práticas ocupacionais
ou treinamentos. É realizada de modo sistemático, onde uma etapa de
aprendizagem serve de base para possibilitar a aprendizagem das etapas
seguintes.
A educação não formal é
muito mais ampla do que a educação formal. A não formal presta serviços
aos setores da população que necessitam de um determinado aprendizado
para melhorar sua qualidade de vida, sua receita familiar ou o exercício
de sua cidadania. Neste tipo de educação pode-se identificar três
categorias:
· Cursos de educação básica para adultos não pressupondo nenhuma graduação anterior;
· Cursos
dirigidos a pessoas que terminaram suas graduações e estão interessadas
em complementar, atualizar ou especializar seus conhecimentos;
· A instrução que prepara o estudante para ingressar no sistema educacional formal.
Finalmente, o último
tipo de educação é a transmissão para o desenvolvimento, ou seja, a
instrução é direcionada não somente para o desenvolvimento das
habilidades individuais, mas também para ajudar os indivíduos e grupos,
contribuindo com objetivos sócio-econômicos nacionais, atuando na
melhoria da qualidade de vida das comunidades.
É importante ressaltar
que a EAD é uma estratégia, uma metodologia de ensino a serviço da
Educação. Assim, a estrutura do curso, o currículo e os critérios de
avaliação serão os mesmo aprovados para os cursos convencionais. Serão
diferentes apenas as atribuições do professor, a relação
professor/aluno,os meios usados para veicular a informação e a
organização técnico-administrativa.
Pesquisada em: http://www.baggio.com/conteudo.asp?Fuseaction=Y29udGV1ZG8&S=MA&Ss=NDk
Boa Vista 21 de Junho de 2013
Meu conceito
Eu reconheço a importância da educação a distância, em dado momento da minha vida, não tinha tempo, ganhava pouco, e precisava de uma formação superior, o curso de pedagogia a distancia surgiu diante de uma necessidade real minha. A única dificuldade que eu tinha com relação a EAD era falta de recurso tecnológicos, que eu na época não tinha e isso me prejudicou bastante. Contudo no período inicial foi de grande falia. Compreendo que essa forma de ensino tem uma metodologia bastante útil para os estudantes que como eu precisam e não tem uma estrutura para o ensino regular.
Alem disso é uma ferramenta de ensino que cresce bastante por atingir as necessidades financeiras da população. Acredito que como os costos com professores são minimizados para as "empresas" essa modalidade de ensino se torne mais acessível, oportunizando assim alunos de baixa renda. Outro fator relevante é a questão do tempo, hoje as pessoas tem uma demanda de horário bem comprometida e essa flexibilidade oportuniza a muitos.
A EAD tem sido considerada uma das mais importantes ferramentas de difusão do conhecimento e de democratização da informação, propiciando aos alunos uma diversidade de recursos humanos e tecnológicos e podendo vir a colaborar de maneira bastante eficaz na formação continuada e na preparação de profissionais para atuar no mercado mundial.
Pesquisada em: http://www.baggio.com/conteudo.asp?Fuseaction=Y29udGV1ZG8&S=MA&Ss=NDk
Boa Vista 21 de Junho de 2013
Meu conceito
Eu reconheço a importância da educação a distância, em dado momento da minha vida, não tinha tempo, ganhava pouco, e precisava de uma formação superior, o curso de pedagogia a distancia surgiu diante de uma necessidade real minha. A única dificuldade que eu tinha com relação a EAD era falta de recurso tecnológicos, que eu na época não tinha e isso me prejudicou bastante. Contudo no período inicial foi de grande falia. Compreendo que essa forma de ensino tem uma metodologia bastante útil para os estudantes que como eu precisam e não tem uma estrutura para o ensino regular.
Alem disso é uma ferramenta de ensino que cresce bastante por atingir as necessidades financeiras da população. Acredito que como os costos com professores são minimizados para as "empresas" essa modalidade de ensino se torne mais acessível, oportunizando assim alunos de baixa renda. Outro fator relevante é a questão do tempo, hoje as pessoas tem uma demanda de horário bem comprometida e essa flexibilidade oportuniza a muitos.
Alem disso é uma ferramenta de ensino que cresce bastante por atingir as necessidades financeiras da população. Acredito que como os costos com professores são minimizados para as "empresas" essa modalidade de ensino se torne mais acessível, oportunizando assim alunos de baixa renda. Outro fator relevante é a questão do tempo, hoje as pessoas tem uma demanda de horário bem comprometida e essa flexibilidade oportuniza a muitos.
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